Análise A Unitel vai ligar Angola ao Brasil e EUA em parceria com a Google!?
Estamos envolvidos numa parceria com a Google para lançar um cabo submarino de fibra óptica que vai ligar África ao Brasil e o Brasil à América
Imediatamente começaram a surgir as notícias na imprensa internacional sobre o projecto que a Unitel está a desenvolver com a Google, cujo início oficial data de há duas semanas. Quando li a notícia pela primeira vez, fiquei um pouco confuso, será que um projecto tão grande teria passado despercebido por tanto tempo?
Mas rapidamente percebi que estava meio mundo a falar do projecto SACS (South Atlantic Cable System), que está a ser implementado pela AngolaCables.
Então por que a CEO da Unitel afirma ter uma parceria com a Google!?
Para entender isso precisamos de analisar a estrutura da AngolaCables, que foi formada por um conjunto de empresas bem conhecidas por aqui:
Angola Telecom com 51% do capital
Unitel com 31%,
MSTelcom com 9%
Movicel com 6%
Startel com 3%
Fica bem claro que a Unitel é a segunda maior accionista da AngolaCables e estando a CEO a representar a sua empresa, claro que ela não faria uma publicidade de outras empresas neste grupo. A Google entra nesta história como a representante Norte Americana do consórcio multinacional onde ainda aparece a Algar Telecom (Brasil), Anatel (do Uruguai), e a Angola Cables. Segundo a Angola Cables:
Projecto SACS (South Atlantic Cable System) que irá unir Angola ao Brasil, é um cabo de fibra óptica submarina com cerca de 6.000km que vai permitir ligações directas entre África e o continente Sul Americano. Este projecto representa um ciclo de inovação sem precedentes no panorama das telecomunicações da região, criando rotas alternativas de acesso a Africa e à América Latina. A Angola Cables irá investir cerca de $160 milhões de dólares neste projecto.


Comentários
Enviar um comentário